sábado, 6 de dezembro de 2008

Novos gêneros, outros desafios


As propriedades do mundo digital não só vão desvendar ainda mais mais investigações como criam para os usuários novas práticas de linguagens e novos letramentos que começam a ser estudados. Como interagimos no chat? Que estilos podemos adotar nos emails? Como se organiza o internetês? Como lemos e navegamos por hipertextos? Que novos procedimentos de escrita as ferramentas computacionais viabilizam?

A partir dessas novas descobertas e novos hábitos se desenvolve uma nova forma de linguagem e de escrita. Crianças e adolescentes criam novas palavras espelhando-se nas novas tecnologias do mundo globalizado. Chegamos até a ouvir a expressão: "Essa geração já nasce com um mouse na mão", além de lidar com a língua e a variação linguística sucitadas pelos gêneros digitais nascidos neste novo espaço de interação.

Como tratar os inumeráveis "erros" ortográficos, abreviações de palavras, neologismos no texto dos emails, chats, blogs e flogs dos adolescentes? Devemos a pretexto de impedir a corrupção e morte do idioma pátrio proibir dos alunos de usar o "internetês"?

O blog Trilhando a aprender à distância no Brasil reflete que o professor, seja ele do ensino presencial ou à distância, deve ter acesso às pesquisas relacionadas aos novos gêneros digitais, deve compreender o processo de aprendizagem do aluno no que se refere o porquê e como ele interage com determinada linguagem e aliado a estas ações o professor empenhado acompanhará o desempenho das etapas do ensino-aprendizagem.

Desta maneira, é necessário o constante desbravar das novas trilhas do Ensino à Distância. Junte-se a nós do Trilhando a aprender à distância no Brasil.

4 comentários:

Professora kilvia disse...

É uma sensacional idéia este blog.
Concordo plenamente com vocês, nós devemos refletir sobre essas questões. A linguagem e a escrita são de fundamental importância para o crescimento intelectual e profissional, não ficando à mercê de "modismos", mas também devemos acompanhar o transformar da comunicação.
Kilvia da Costa

O PAPEL DO TUTOR EM EAD disse...

Olá pessoal do trilhando o aprender à distância no Brasil, o blog de vocês está excelente. O texto atende ao tema, é motivador e tem sustentabilidade teórica. Embora haja pouco referencial bibliográfico, o material postados dos links, suprem essa deficiência. O vídeo e apresentação de powerpoint estão em perfeito alinhamento com o texto,diria que o único pecado cometido, é que a apresentação do powerpoint seja extensa demais(66 páginas). O layout é bom e aprendi muito com o que foi feito, por isso tem aplicabilidade pedagógica sim. Parabéns ao grupo, vocês conseguiram dinamizar esse blog.

Romulo Nunes

Trilhando o aprender à distância no Brasil disse...

Obrigada aos colegas pelos comentários, eles nos fazem crescer bastante. Confesso que estou adorando esta experiência de compartilhar um blog com a turma da Especialização e Docência em Ensino à Distância. No ano de 2009, a produção de um blog já se faz presente em meus projetos de sala de aula, pois sei que será viável e o aprendizado acontecerá naturalmente.

Karla Deluze disse...

É verdade que estamos em nudança não só tecnológica mas financeira, ecológica, familiar e etc. Mas devemos pensar que esse é o ritimo cíclico da vida e seríamos profundamente egoístas se continuarmos afirmando que a lingua/linguagem/meio de comunicação universal é o inglês ou que a lua e marte não foi/é habitada e sim empregar regras a esses novos hábitos. Pois me pergunto quais são os motivos para resistir ao novo: será medo ou vínculos culturais?
Diante dessa nova forma iconográfica de comunicação será que voltaremos a nos comunicar por gravuras, figuras, ícones ou códigos? Ainda não sei responder, mas acredito que essa sim é uma linguagem universal.
Desde já parabenizo pelo tema abordado e agradeço a oportunidade de debater algo tão novo.