
"O computador será nos próximos anos uma necessidade tão fundamental com a geladeira, o fogão ou a escova dental".
A epígrafe acima foi retirada da introdução da obra Hipertexto & Gêneros Digitais, organizada por Marcuschi & Xavier e publicada em junho de 2004. Os autores da obra dão caráter de grande utilidade e expressividade ao computador, que está presente em todas as áreas do cotidiano, seja o caixa eletrônico, seja o resultado de um exame solicitado pelo médico.
O acesso à Internet se popularizou tanto que tem despertado a atenção de cientistas,antropólogos, pedagogos, psicológos e, muito comumente, de linguístas.
Tanto interesse se justifica porque a internet gera nova formas de se usar a linguagem, criando-se assim novos gêneros, inclusive gêneros antes não imaginados por nós.
Por exemplo, até o verão de 1988, ano da criação do chat, era impensável que as pessoas pudessem utilizar a escrita para conversar em tempo real, através de um computador. Hoje, essa prática já é comum e tem crescido bastante, gerando a produção dos conhecidos e-gêneros.
Talvez exista o medo de a máquina substituir o professor, mas essa discussão não será considerada neste momento. O que vale destacar por hora é a aplicação das novas formas de comunicação: chat, blog, fórum, email,fotologs, sites, entre outros instrumentos de interação no contexto de material utilizado.
A produção do material didático é de suma importância na EAD e exige alguns diferenciais em sua elaboração, que devem ser levados em consideração por aqueles que estão envolvidos no processo.
Dentre os diferenciais destacam-se: tipo de conteúdo abordado, sua extensão, público-alvo, recursos tecnológicos a serem utilizados para produção e emissão do material. Vale destacar que a produção material de cds, apostilas, vídeos, material impresso também deve manter coerência com projeto pedagógico da disciplina.
Nesta modalidade, observa-se a presença da figura do tutor que é um especialista preparado para desenvolver o papel de facilitador e mediador junto ao aluno.
Mesmo que não elabore o material didático é importante que o tutor tenha conhecimento sobre como é elaborado, disponibilizado nos ambientes de aprendizagem e, além disso, saber se os conteúdos são contemplados no material, tais como: o significado de um projeto instrucional; a alternativa dos objetos de aprendizagem; a disponibilidade dos conteúdos com o uso de mídias e as técnicas utilizadas na produção da mídia impressa.
Acrescente mais conhecimento na trilha do endereço:http://blogs.universia.com.br/motivacaonaead/category/material-didatico-na-ead/
Acrescente mais conhecimento na trilha do endereço:http://blogs.universia.com.br/motivacaonaead/category/material-didatico-na-ead/
EAD e o Construcionismo
View SlideShare presentation or Upload your own.

Um comentário:
Gostei, vocês souberam utilizar os texto e os videosnuma interação bastante interessante e motivadora, estimulam a trilhar o aprender através de outros sites, além de motivar o tutor a questionar o assunto o qual ensina.
Parabens.
Samile Lima
Postar um comentário